Quem sou eu

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Instalando e configurando o FOP2 para monitorar o seu Asterisk

Esses dias tava navegando em sites sobre Asterisk e vi o pessoal falando sobre o FOP 2 (Flash Operator Panel). Lembrei que tinha testado a primeira versão do FOP, mas não tinha gostado muito. Achei a interface um feinha.
Resolvi então testar o FOP 2 e gostei muito, compramos inclusive uma licença para monitorar mais de 15 ramais.
Estou usando no PABX da empresa monitorando todos os ramais, os dois E1s, os troncos SIP e IAX, as portas analógicas FXO (interface de celular), as filas de atendimento e as salas de conferência e estamos muito satisfeitos com o desempenho e funcionamento.

O procedimento de instalação e configuração é bem simples.

1- Faça o download do FOP 2 em http://www.fop2.com/download.php

2- Descompacte a versão que você baixou, no meu caso Debian Lenny

# cd /usr/src/
# tar -xzvf fop2-2.11-debian-i386.tgz

3- Instale o FOP 2 executando make install:

# cd fop2/
# make install

Este será o resultado do comando:

New configuration file /usr/local/fop2/fop2.cfg.new installed.
Original fop2.cfg preserved.
New configuration file /var/www/fop2/config.php.new installed.
Original config.php preserved.update-rc.d: warning: /etc/init.d/fop2 missing LSB information
update-rc.d: see  System startup links for /etc/init.d/fop2 already exist.Done!

4- Edite o arquivo fop2.cfg para configurar o FOP2

# cd /usr/local/fop2/
# vi fop2.cfg

- Configure o manager através dos parâmetros:

; AMI definitions
manager_host=localhost
manager_port=5038
manager_user=admin
manager_secret=senha

- Configure os usuários que terão acesso ao FOP2 e defina um arquivo de botões

user=8195:1234:all
buttonfile=buttons.cfg

No meu caso, 8195 é também o nome do meu usuário SIP. Dessa forma eu poderei interagir com o FOP2 para executar comandos de discagem, transferência, etc e tudo será direcionado para o telefone IP da minha mesa.

- Comente a última linha do arquivo:
;#exec autoconfig-users-freepbx.sh

5- Crie um arquivo com as configurações dos seus ramais SIP, trunks, salas de conferência e filas (buttons.cfg, conforme definido no fop2.cfg):

Exemplo de arquivo:

# vi buttons.cfg
[SIP/8195]
type=extension
extension=8195
context=Ramais
label=Junior

[QUEUE/Fila-XYZ]
type=queue
label=SAC
extension=100
context=ramais

[DAHDI/1]
type=trunk
label=E1 da Embratel
channel=DAHDI/1
channel=DAHDI/2
channel=DAHDI/3
channel=DAHDI/4

[CONFERENCE/1000]
type=conference
label=Sala de conferencia
server=1
extension=8177
context=ramais

6- Após configurar os arquivos necessários, precisamos iniciar o serviço do FOP server para que o FOP2 funcione. Faça isso executando o comando:

# /etc/init.d/fop2 start

7- Acesse a URL http://IP_SERVIDOR/fop2 e utilize o usuário e senha criado no fop2.cfg para ter acesso aos recursos do FOP

Caso você não esteja conseguindo acessar o FOP depois de digitar o login e senha, você pode iniciar o servidor manualmente usando o comando /usr/local/fop2_server e verificar qual a mensagem de erro que está sendo mostrada na inicialização do serviço.

Usando as configurações do fop2.cfg, é possível definir grupos de acesso e associá-los aos usuários. Dessa forma você poderá montar paines de operadora diferentes de acordo com cada usuário que acessar.

Para maiores informações sobre o FOP, é só consultar a documentação online dele no endereço: http://www.fop2.com/documentation.php

Então é isso! :)

Um breve tutorial de como instalar e configurar o FOP.

4 comentários:

  1. Legal, Nivaldo. Vou testá-lo também em minha rede.


    Obrigado ;)

    ResponderExcluir
  2. ola boa tarde blza...
    seguinte estava olhando seu post, e seria mais ou menos o que eu queira, na verdade apenas quero monitorar, tipo ver o que esta acontecendo no meu ip-pabx, porem configurei e acessei sem erros tranquilamente, só que nao cheguei ao meu objetivo que seria visualizar as ligações e tais....agora vem minha pergunta: ele realmente faz isso que quero? pra acontecer isso tenho que configurar todos os ramais no buttons.cfg? obrigado. eparabens pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Ola,

    Muito bem Nivaldo, entretanto a versão de demonstração não esta trazendo informações de ligação em linha, recebendo etc...

    Sabe me informar se funciona desta forma mesmo ?

    ResponderExcluir